sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Oscars 2015/16, MELHOR DOCUMENTÁRIO



Eu adoro documentários. Para mim, este é um tipo de cinema, em que, mais do que em qualquer outro género, existe uma possibilidade imensa de experimentação e criação de novas ideias e visões do que é a linguagem cinematográfica. Mais do que outros filmes, os documentários, ao exporem informação e terem uma certa noção de realidade às suas apresentações, criam um diálogo intelectual com as suas audiências que filmes narrativos não têm hipótese de emular ou equiparar.
Infelizmente, apesar deste meu amor e da crescente relevância do cinema documental nos mercados cinematográficos contemporâneos, as seleções dos Óscares nem sempre são grande mostra dessa mesma genialidade contida neste cinema. Um dos mais irritantes tipos de documentário que contaminam de modo sistémico todos os grupos de nomeados nesta categoria, é o” talking head documentary”, basicamente uma direta exposição de informação a partir de entrevistas filmadas.

Este tipo de abordagem nem sempre tem de ser um sinal de má qualidade ou desinspirada mediocridade, basta observar filmes como The Unknown Known que torna uma comprida entrevista a Donald Rumsfeld numa exímia dissecação da sua retórica e personalidade enquanto força política, ou Shoah, possivelmente o melhor documentário de sempre que consiste essencialmente em nove horas e meia de entrevistas a vários intervenientes do holocausto e estudiosos, sem qualquer pirotecnia formal a temperar o poder do testemunho direto. No entanto, algo muito importante separa estes filmes da maior parte dos favoritos dos óscares. Ao invés de simplesmente apresentarem a informação de modo prosaico e se recusarem a desafiar e dialogar com as suas audiências, estes filmes apresentam teses de pensamento, criam discursos sobre o que estão a observar e examinar, para além de conceberem uma magistral ligação para com as suas audiências forçando-as a pensar e avaliar, questionar e reconfigurar o seu pensamento sobre estes temas.

Um dos mais comuns tipos de “talking head documentaries” é aquele género de filme que se propõe a explorar uma personalidade famosa, muitas vezes depois da sua morte. Este ano temos Amy e What Happened, Miss Simone? a ocuparem este nicho da categoria de Melhor Documentário, sendo que, tanto pela sua popularidade e sucesso comercial como pela sua convencionalidade ideológica, o documentário sobre Amy Winehouse é o claro favorito para arrecadar este prémio.

Filmes como essas explorações de personalidades do passado raramente se debatem com temáticas minimamente controversas ou desafiadoras, encontrando-se na segurança pacífica da especificidade individual do seu retrato. Obras com intenções claramente políticas são bastante mais raras nesta categoria, mas este ano os nomeados são dominados por questões de caráter político. Cartel Land debruça-se sobre as lutas contra os cartéis de droga no México e nos EUA, enquanto Winter on Fire propõe-se a retratar a crise ucraniana, nomeadamente a revolução que teve início no final de 2013.

O Olhar do Silêncio também é um filme de cariz violentamente político e quase ativista, mas a sua exploração da Indonésia atual e das cicatrizes putrefactas que o genocídio de comunistas tem nesta nação é de uma sofisticação e impetuosidade cinematográfica que completamente ofusca os outros nomeados. Este filme é uma espécie de sequela de O Ato de Matar, outro documentário de Joshua Oppenheimer sobre este mesmo genocídio, mas ao invés de se focar na horrenda perspetiva dos assassinos, este filme cimenta a sua observação no olhar das vítimas. Com esta abordagem muito menos desconcertante, eu ainda tinha esperanças que este filme conseguisse alcançar o galardão que o seu antecessor não conseguiu arrecadar, mas com a monumental popularidade de Amy tal parece ser apenas um sonho de impossível concretização.




RANKING DOS NOMEADOS:



5. Cartel Land, Matthew Heineman e Tom Yellin


Na sua abordagem do tema da guerra aos cartéis de droga que assombram o México contemporâneo num opressivo pesadelo de bárbara violência e selvática criminalidade, Heineman decidiu focar-se em dois grupos de vigilantes armados que enfrentam esta ameaça criminosa dos dois lados da fronteira. Em Cartel Land, podemos observar de uma estonteante proximidade as lutas destas milícias armadas, uma mexicana e outra americana, sendo que o filme se foca principalmente nos seus líderes, o Dr. José Meireles e Tim Foley. É de perceber o fascínio que o realizador tem com as imagens que conseguiu acumular, assim como com a dramática violência que caracteriza toda esta realidade, mas também é fácil de perceber como, devido a essa fenomenal proximidade, Heineman parece ter-se perdido na celebração destes dois grupos de resistência civil. Nunca o realizador se afasta dos seus sujeitos para questionar as suas ações e seus princípios, nunca explorando o fanatismo que caracteriza os esforços destas duas organizações, ou o claro racismo e xenofobia que infecta o pensamento dos americanos envolvidos nesta luta. Ao invés de tentar explorar este mundo, Heineman apresenta-o como um filme de ação cheio de sanguinária violência humana, sem se preocupar ora em criar uma tese, ora em examinar os seus sujeitos ou mesmo em construir algum tipo de discurso cinematográfico a partir de estrutura e imagem. É verdade, que Cartel Land consegue ser uma obra de grande intensidade e que contém em si magníficas visões do deserto mexicano e americano, maravilhosamente fotografado pelos dois diretores de fotografia do filme, mas como cinema, mesmo cinema jornalístico, este filme deixa imenso a desejar e acaba por cair nos simplismos ideológicos que, do meu ponto de vista, deveria a todo o custo tentar evitar.




4. Amy, Asif Kapadia e James Gay-Rees


Quando se fala dos documentários de Asif Kapadia, muito se celebra o modo como este realizador constrói retratos de personalidades famosas a partir de um exclusivo uso de filmagens de arquivo, recusando-se a incluir entrevistas filmadas ou imagens encenadas. Para dizer a verdade, essa é a única escolha interessante que este autor faz em Amy, e certamente se poderá afirmar que a única razão pela qual este filme teve tanto sucesso foi exatamente pela riqueza de algumas das filmagens que ele consegue aqui reunir, sendo de particular interesse as imagens da vida privada de Amy Winehiuse antes de ela se tornar a decadente estrela que todos conhecemos. Mas isto também é imensamente problemático, pois é impossível separar qualquer mérito que o filme possa ter do modo como Kapadia ativamente procura despertar na sua audiência um certo prazer de voyeur ao expor esta coletânea de momentos na vida desta cantora. O filme é ostentosamente uma homenagem a Winehouse, mas é ao mesmo tempo uma repugnante exploração da mesma, tornando alguns momentos imensamente privados e desconfortáveis em algo de entretenimento, construindo uma obra que, sinceramente, me parece mais um insulto que uma celebração. Isto é exacerbado pela completa superficialidade na abordagem de Kapadia que se recusa a explorar a personagem que foi Amy Winehouse, reduzindo-a a um simples arquétipo de uma artista trágica e incompreendida. Eu ainda desculparia os aspetos mais voyeur do filme se ainda houvesse alguma fascinante examinação da figura de Winehouse, mas tal não ocorre, reduzindo este filme a uma infeliz e banal mediocridade. Enfim, muitas vezes é precisamente este tipo de cinema populista e prosaico que ganha Óscares.



  
3. Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom, Evgeny Afineevsky e Den Tolmor


Primeiro vejamos os aspetos positivos. Na sua louvável acumulação de entrevistas, os cineastas de Winter on Fire conseguem criar uma interessante, se limitada, tapeçaria de uma infinidade de histórias humanas por entre os vários cidadãos envolvidos nesta revolução ucraniana. Para além disso há que admirar um filme que retrata um evento político atual cuja perfeita resolução está longe de estar alcançada, e cuja complexidade em termos geopolíticos é de uma densidade poucas vezes vislumbradas em documentários nomeados a este particular prémio. É claro que temos de admitir que, apesar das suas intenções e primor na sua elegia a uma corajosa população em justificada fúria, Winter on Fire é um perfeito desastre como cinema politico, simplificando tudo com uma impetuosa despreocupação por qualquer réstia de integridade jornalística. O filme consegue ter o mesmo tipo de examinação que poderíamos obter de um parágrafo na barra lateral de uma das publicações populares que, durante esta crise, tanto pareceram querer ignorar a complicada revolução a despoletar na nossa Europa de hoje em dia. A acrescentar-se a isto está uma desajeitada concretização formal que investe demasiado poder numa distrativa banda-sonora e numa coleção de gráficos obsessivamente ilustrativos e dramáticos. Mesmo assim, os aspetos positivos do filme são de grande valor, e no final, ao cortar a triunfante se efémera vitória do povo ucraniano com informações textuais que expõe a contínua instabilidade na Ucrânia, o realizador consegue criar um momento de louvável humanismo assim como de ácida reflexão sobre a situação político-social presente.




2. What Happened, Miss Simone?, Liz Garbus, Amy Hobby e Justin Wilkes


Tal como Amy, What Happened, Miss Simone? é um filme que segue uma fórmula bastante cansada e convencional do cinema documentário. A obra consiste num retrato de uma celebridade passada, Nina Simone, homenageando o seu génio e tentando conceber um retrato da sua personalidade através de entrevistas com pessoas que a conheceram e filmagens de arquivo. A diferença entre os dois filmes está, não na sua comum falta de qualquer inovação ou ousadia formal, mas no modo como os dois filmes abordam os seus sujeitos Enquanto Amy é um filme que reduz a personalidade de Amy Winehouse a um arquétipo fácil de digerir por uma audiência em busca de simplicidade dramática, What Happened, Miss Simone? recusa-se por completo a reduzir Nina Simone a qualquer tipo de unidimensionalidade desumana. Eu diria mesmo que o génio deste modesto filme está precisamente na quase caótica acumulação de informações sobre esta cantora, artista e ativista política, cuja vida é aqui exposta como uma confusa e multifacetada existência, cheia de contradições, rasgos de génio, fúria, crueldade e apaixonante dedicação à sua arte. Para além da sua rígida dependência de convenções classicistas, o filme padece ainda de um estranho desinteresse nos anos tardios de Simone, assim como um uso de momentos musicais que por vezes parece mais uma coletânea de best hits do que uma seleção construída com o propósito de avançar o retrato do filme. No entanto, tendo tudo isto em consideração, é difícil esquecer este filme e a sua reticência paradoxal em relação ao seu sujeito, que é tão magistralmente conseguida que força a sua audiência a formular os seus próprios discursos interiores sobre quem foi esta mulher, qual foi o seu legado e quão majestosa foi a sua genialidade musical.




1. The Look of Silence, Joshua Oppenheimer e Signe Byrge Sørensen


Da minha crítica de O Olhar do Silêncio:

“Há uma simplicidade formal na abordagem de Oppenheimer que surpreende depois dos floreados exuberantes de The Act of Killing, assemelhando-se The Look of Silence mais a um documentário afetado pelo legado de Ingmar Bergman, do que ao noir delirantemente absurdo em que o documentário anterior perversamente se ia transformando. O filme é menos ambicioso e impressionante nesses aspetos, mas em termos de impacto, é tão monumental como o outro filme. Os dois compõem uma das mais importantes obras documentais na história do cinema contemporâneo, e talvez na história do meio desde a sua génese. Como uma documentação de testemunha política, se quisermos ignorar tudo o resto na obra, o filme continua a ser imprescindível e essencial, nem que seja pela sua abjeta coragem e humanidade latente.

Não sei se consigo expressar por palavras a importância e o génio deste filme, mas apelo qualquer pessoa a ver esta obra-prima, com a consciência que estão prestes a vislumbrar um dos mais horrendos documentos sobre o horror e fealdade do ser humano. Angustiante e aterradora na mesma medida que é uma inegável magistral joia cinematográfica.”

Não tenho mais a acrescentar. Este é, inequivocamente, o melhor destes cinco filmes, sendo que, para mim, merece arrecadar o Óscar que, infelizmente, parece destinado a Amy. Fico, no entanto, satisfeito com a segurança de que esse filme de Asif Kapadia acabará, com o passar das décadas, por cair no esquecimento que engoliu tantas outras obras semelhantemente prosaicas, enquanto esta obra-prima de Joshua Oppenheimer irá perdurar como um dos mais importantes feitos do cinema documentário desta década, e talvez deste século.




PREVISÕES E DESEJOS:

Quem vai ganhar: Amy

Quem eu quero que ganhe: The Look of Silence

Quem merece ganhar: The Look of Silence



Cinco escolhas alternativas que a Academia ignorou*:

  • 3 1/2 Minutes, Ten Bullets, Marc Silver, Carolyn Hepburn e Minette Nelson



*Esta seleção pessoal tem por base a lista de elegibilidade da Academia e não a generalidade de 2015 enquanto ano cinematográfico.



Sem comentários:

Enviar um comentário