2015 não tem sido um
ano particularmente bom para filmes sobre gangsters. Depois da desastrosa falta
de criatividade ou energia de Black Mass,
Lendas do Crime invade os cinemas com
mais aborrecidos convencionalismos e uma história que, apesar de sugerir algo
de substancial e interessante, apenas consegue ocasionalmente fugir ao seu
geral tédio.
O filme conta a história
dos irmãos Kray, Ronnie e Reggie, um par de irmãos gémeos que se tornaram
figuras lendárias do mundo do crime inglês durante o seu domínio de Londres na
década de 60. Ao invés de se iniciar com a sua ascensão, o filme tem a mercê de
nos poupar tais clichés narrativos e tem o seu início aquando do encontro de
Reggie com aquela que viria a ser a sua mulher, Frances. É ela, aliás quem
narra o filme em voz-off, indo desde as suas primeiras impressões do charmoso
gangster até ao final declínio dos dois irmãos.
A escolha de colocar
Frances numa posição de destaque e protagonismo é algo de interessante e
levemente subversivo, especialmente se contarmos com um toque de humor
pós-moderno que se manifesta após o suicídio de uma das personagens. No entanto,
a atriz que tem a responsabilidade de encarnar esta personagem é Emily Browning,
uma das mais desinteressantes presenças no cinema britânica da última década e
que nada faz no filme, senão apagar qualquer resquício de interesse e energia
que pudesse existir nesta curiosa perspetiva feminina. Frances não é nenhuma
Karen Hill, por muito que o desinspirado guião Brian Helgeland nela insista.
Mas, há que dizer, Lendas do Crime é principalmente uma showcase inigualável para Tom Hardy, e o
ator, ao contrário da generalidade do restante elenco, está bastante apto a
injetar uma dose de monumental energia explosiva neste vagaroso exercício de
clichés aborrecidos. A interpretar os dois gémeos, Hardy tem a oportunidade de
desenvolver, quase que excessivamente, os dois principais aspetos que têm demarcado
a sua persona como estrela em ascensão. Em Reggie, o mais calmo dos irmãos, o
ator encontra o perfeito veículo para o seu charme maroto que tem deliciado
espetadores desde que o ator começou a ganhar alguma relevância, encontrando
momentos ocasionais em que a frustração e violência têm tendência a sujar, de
modo bastante deliberado, a imagem de sedutora estrela de cinema. Ronnie é um
caso bastante diferente. Nesse gangster irrascível, com problemas mentais e
abertamente homossexual, Hardy constrói uma mistura explosiva da sua característica
agressividade e presença que tende a sugerir um animal enraivecido e imprevisível,
quase que ameaçando a caricatura.
Observar o espetáculo
fogoso de Hardy é, no entanto, uma experiência em frustração e desapontamento,
sendo que parecemos observar o ator a desesperadamente tentar revitalizar o
cadáver do filme, sem grande sucesso. Lendas
do Crime é um peso morto e em putrefação pestilenta e não há suficiente
energia na presença dos protagonistas para ressuscitar a sua carcaça
cinematográfica.
Algo que irrevogavelmente
contribui para o derradeiro fracasso da obra devém de uma considerável distanciação
entre o olhar elegíaco de Helgeland dos seus célebres sujeitos. Ao atribuir a
perspetiva do filme a Frances e encher a estrutura de Lendas do Crime de momentos exteriores aos irmãos, o realizador e
argumentista parece ter criado um frio e aborrecido retrato dos irmãos em que
os seus protagonistas pouco mais são que superfícies fascinantes e sem percetível
interioridade. Isto não seria necessariamente mau, mas mesclado com uma forma
completamente desinteressante e uma duração imensamente excessiva, todo o filme
acaba por se tornar em algo maçador e desapontante no modo como é colossalmente
previsível, mesmo pelos standards deste tipo de história verídica do mundo do
crime.
Apesar de estar
sempre a sugerir violência e a pavonear insinuações de perversidades nos seus
diálogos e voz-off, Lendas do Crime é
um filme insultuosamente respeitável e comedido. Tudo é demasiado polido e
coberto pela pátina da respeitabilidade convencional dos estúdios ingleses para
realmente conseguir transmitir alguma da rude e grosseira energia das suas
origens verídicas. Talvez no passado, na era dourada dos kitchen sink dramas, ou durante a explosão de barroquismos cinemáticos
ingleses, Lendas do Crime pudesse ter
brilhado com tal intensidade como a sua excessiva performance central.
Infelizmente, tal não acontece, e somos deixados com um aborrecido filme, que
nem chega a ser verdadeiramente mau, sendo ainda pior. Lendas do Crime é odiosamente medíocre e, mesmo com alguns momentos
de glória consequentes do desenfreado esforço de Tom Hardy, é uma obra
imensamente dispensável e esquecível.
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